Qual SeguradoraSeguro de VidaO que é seguro saúde?

O que é seguro saúde?

Autor: Qual Seguradora

Lido: 464 vezes

O que é seguro saúde?

Seguro saúde nada mais é que o plano de saúde tradicional que pode proporcionar à contratante cobertura básica que pode incluir: hospitalização, consultas, cirurgia e outras necessidades. Vale mencionar que, para traumas e doenças graves o interessado pode adquirir o seguro de “doenças graves”, neste caso, paga-se os gastos altos quando a cobertura comum acaba. Uma maior cobertura abrange doenças graves e básicas, um tipo de contrato oferecido pelas empresas aos funcionários.

Este tipo de seguro lhe permite que vá ao médico ou hospital de sua preferência, contudo, você paga a conta e envia os valores para a seguradora solicitando reembolso de valores, porém, vale destacar que, para se conseguir o reembolso algumas exigências devem ser cumpridas e observadas.

Franquia


Digamos que sofreu um acidente e pagou todos os custos do hospital e solicitou o reembolso para a seguradora, antes de receber você terá que ter pago toda franquia anual. Esses valores podem variar conforme o contratante, pode girar em torno de R$ 250,00 a R$ 10 mil por pessoa. Quanto maior o valor da franquia, mais baixa será a mensalidade.


Digamos que você é uma pessoa saudável e que não se coloca em risco, uma pessoa com essas características geralmente paga uma mensalidade baixa, bem diferente de uma pessoa em condições adversas. No caso de uma mensalidade baixa, caso o contratante sofra algum acidente grave, precisará conseguir uma grande soma de dinheiro.

Outros gastos


A maioria dos planos chegam a pagar pelo reembolso 80% dos valores gastos com os cuidados médicos, os 20% ficam a cargo do cliente, também conhecido como cossegurado. Alguns planos podem pagar o valor total dos gastos com hospitais que não seja diretamente do médico, entretanto, não são todos os planos que trabalham com esse método.

Os custos com os procedimentos hospitalares podem variar de região para região, algo que, a seguradora atenta e pode aceitar pagar o valor médio, desta maneira, a outra parte é o segurado que se responsabiliza e, mesmo assim, nem todos os procedimentos são cobertos. Por isso, nada melhor do que consultar antes. Portanto, além dos 20% que terá que pagar, ainda deverá desembolsar um “x” de valor que somado ao cálculo médio da seguradora chegará ao valor total dos gastos hospitalares.

Mas, uma boa notícia, geralmente as apólices inclui proteção stop loss que é um resseguro de sinistralidade. Este é o valor máximo que terá que pagar, desta maneira, caso tenha muitos gastos com saúde a seguradora pagará 100% do valor médio. A apólice de seguro conta com um valor máximo de cobertura, geralmente por toda vida, e, caso suas contas ultrapassem a marca de um milhão a seguradora não pagará. No entanto, algumas apólices podem ter um valor máximo anual ou por alguma doença especifica. Ao chegar neste ponto é recomendado procurar os serviços de outra empresa.

Hoje em dia existem planos que trabalham com reembolso, ou seja, eles solicitam o pagamento da franquia e 20% dos gastos, podendo ainda existir as contribuições de pagamento por outros serviços ou por consultas. Nestes casos, geralmente as mensalidades são baixas.

O que é coberto?


Geralmente nenhum plano cobre tudo, por isso é necessária muita atenção ao ler a apólice para ter pleno conhecimento sobre todos os detalhes, pelo menos se faz necessário cobrir tudo que precisa. Na maioria os planos não cobrem consultas e exames rotineiros que possam se fazer necessários em determinado momento e, não podemos esquecer que, no caso de famílias, o valor pode superar nossas expectativas, isso sem mencionar que, planos por reembolso podem simplesmente limitar os dias que seria necessário ficar no hospital.

Vantagens e desvantagens


Geralmente os planos por reembolso são mais versáteis que os demais, ou seja, você pode ir ao médico de sua preferência, também dispensa a necessidade de referências dos especialistas e também a necessidade de procurar por um profissional caso ocorra algum acidente seja lá onde estiver, os planos de reembolso são versáteis neste quesito. A desvantagem do plano por reembolso, infelizmente, está justamente no bolso por serem muito caros.

Comentários

Seguro de vida em grupo
Seguro de vida em grupo

Os planos de seguro de vida em grupo geralmente nã...

Seguro autofácil é bom e confiável?
Seguro autofácil é bom e confiável?

O seguro auto fácil vale a pena em carros cujo o v...

O que é seguro saúde?
O que é seguro saúde?

Você sabe o que é seguro saúde? Descubra tudo sobr...

Consórcio nacional VW é bom?
Consórcio nacional VW é bom?

O consórcio da Volkswagen é uma ótima opção para a...

Como ser contemplado pelo consórcio?
Como ser contemplado pelo consórcio?

Se você não tiver pressa e dinheiro que não compro...

Preço seguro de casas
Preço seguro de casas

Apesar do preço baixo, estima que apenas 15% dos b...

Santander Seguros é confiável?
Santander Seguros é confiável?

O Santander Seguros tem parceria com as melhores s...

Como o seguro fiança funciona?
Como o seguro fiança funciona?

O seguro fiança é uma garantia que fornece uma tra...

Seguro cobre motorista bêbado?
Seguro cobre motorista bêbado?

Se o motorista está bêbado e causa um acidente, o ...

Como colocar seguro no celular?
Como colocar seguro no celular?

O seguro de Smartphone é relativamente novo, e aum...

Ituran é confiável?
Ituran é confiável?

Os rastreadores veiculares são dispositivos que sã...

Youse Seguros é confiável?
Youse Seguros é confiável?

Possui uma cartela de mais de 10 milhões de pessoa...

© 2017 - Qual Seguradora - Seguro barato! |